TRADIÇÃO & MODERNIDADE
Tradições milenares convivem com a mais alta tecnologia na terceira maior economia do mundo. Tóquio é a super-megalópole mais limpa e organizada, e com a mais alta concentração de excelentes restaurantes de alto nível, do planeta – e não estamos falando só de sashimi, mas casas que oferecem pratos italianos e franceses que você não encontraria em Bolonha ou Paris. Ao seu redor estão passeios imperdíveis como a calma Kamakura, a histórica Nikko e a pouco-histórica Tokyo Disneyland. Tomando o trem-bala, as vistas espetaculares do Monte Fuji ou dos incríveis Alpes Japoneses, perfeitos para caminhadas idílicas ou ótimas pistas de esqui. A região de Kansai, onde se localizam as cidades de Kyoto, Osaka e Nara, é o lar cultural do Japão, com os mais notáveis templos, palácios e castelos do país. Por ali você ficará cara a cara com a cerimônia do chá, a meditação budista, as gueixas e o kaiseki – o banquete no estilo japonês. Rumo ao sul, compreenda a razão pela qual Hiroshima é um símbolo da paz e descubra o Japão tropical nas praias paradisíacas banhadas pelas águas azuis de Okinawa.
Tomando o caminho do norte, paisagens selvagens e montanhosas são os destaques. Em todas as estações do ano Hokkaido seduz seus visitantes, ora com tapetes sem fim de lavandas em flor, ora recebendo esquiadores de todo mundo em super resorts como Furano e Niseko.
Se seu negócio são compras, longe dos óbvios eletrônicos está uma miríade de opções que faz pessoas passarem dias inteiros dentro das lojas de departamento. De uma simples papelaria a um charmoso quiosque gourmet, de bolsas de design exclusivo a instrumentos musicais, o Japão pode deixá-lo completamente exausto com tantas alternativas. Isso para não falar da gastronomia, que do tradicional ao fusion combinou receitas nativas com importações da Ásia e Europa para criar uma cozinha bela, saborosa e, mais importante do que nunca, nutritiva.
Um dos países mais belos e mais incompreendidos do mundo: o Japão. Onde se concentra a contradição principal da cultura japonesa: o relacionamento entre o antigo e o moderno.
O Japão era, há um século, um país feudal, pobre, atrasado, reacionário a todas as inovações exteriores, vivendo apenas da agricultura, com uma indústria artesanal requintada. Hoje, pobre ainda de matérias-primas, com uns escassos 15% de solo arável, o Japão tornou-se, depois de um esforço exemplar, no mais progressivo país do mundo.
A primavera no Japão é uma vivência sensorial.
Um dos símbolos mais conhecidos da primavera são as magníficas cerejeiras rosas japonesas, também chamadas de Sakura.
A partir de meados de março, as cerejeiras florescem em parques e ruas de diferentes cidades do Japão. A primeira cidade a florescer é Tóquio – e permanecem até o final de março. Dependendo da cidade, as cerejeiras podem florescer até mesmo no mês de maio.
Como o ano letivo oficial japonês começa em abril, o primeiro dia de volta a escola ou ao trabalho após as férias, normalmente coincide com a floração das sakuras. É comum ver a população fazendo piqueniques sob as cerejas em cada temporada - a tradição é chamada de “hanami”, e remonta ao século 8.
Formadas em cachos de flores, as cerejeiras são simbolicamente associadas com as nuvens, e simbolizam a natureza efêmera da vida , nessa cultura tão influenciada pelo budismo. Curiosamente, as árvores delicadas de cereja já foram usadas como parte de propaganda para inspirar o "espírito japonês", antes do início da Segunda Guerra Mundial.
A Jo Cintra Tailor Made Tours é uma empresa de viagens personalizadas.
Os roteiros apresentados são sugestões para estimular seus sentidos.
Estamos a disposição para elaborar o seu.